Dúvidas frequentes

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Informações Gerais

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O que é Certificado Digital?

Certificado Digital é um documento eletrônico que identifica com segurança pessoas físicas ou jurídicas, por meio da criptografia, tecnologia que assegura o sigilo e a autenticidade de informações.

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O que é o CRM Digital?

O CRM Digital é a Cédula de Identidade do Médico integrada à Certificação Digital. É emitida apenas para médicos com cadastro ativo e regular no Conselho Federal de Medicina (CFM).

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Posso utilizar o meu CRM Digital para outras aplicações, além das médicas?

Sim. A Certificação Digital pode ser utilizada para a assinatura de documentos, como contratos, atas, procurações, entre outras, além de viabilizar a identificação em sites com acesso restrito.

Outra aplicação é na declaração do Imposto de Renda. O Certificado Digital presente dentro do CRM Digital facilita a entrega do IR por permitir, além de outros benefícios, acesso a declaração pré-preenchida.

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Quais são os benefícios práticos que o CRM Digital proporciona aos médicos?

O CRM Digital possibilita ao médico acesso ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP). Trata-se da integração de todos os prontuários médicos e odontológicos de um paciente em um único sistema que, quando utilizado com Certificado Digital, elimina totalmente o uso do papel. É a única solução que possibilita registrar informações médicas, autorizar exames, liberar resultados, autorizar internações e armazenar receitas médicas eletronicamente, com a possibilidade de acompanhamento de todas as informações e sem a necessidade de impressão.

Caso o estabelecimento em que você atua ainda não utilize o PEP, você pode utilizar outros recursos para assinar, por exemplo, os receituários e atestados dos seus pacientes, como Portal de Assinaturas Certisign.

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O que significa Cartão com Chip Criptográfico?

Significa que o cartão possui um chip capaz de gerar e armazenar com total segurança as chaves criptográficas que compõe o seu Certificado Digital.

As chaves armazenadas no CRM Digital não podem ser exportadas para uma outra mídia ou retiradas. A segurança é total. Mesmo que o computador seja atacado por um vírus ou um hacker as chaves estarão seguras e protegidas. Isto significa que não estão expostas a risco de roubo ou violação.

6

Para utilizar o CRM Digital eu preciso de uma Leitora. Onde eu posso adquirir?

É possível adquirir uma leitora clicando aqui.

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Para utilizar a Leitora, é necessário instalar algum driver?

Sim. É um procedimento simples e rápido, que dispensa conhecimentos técnicos e que vária de acordo com o modelo de Leitora e o sistema operacional utilizado em seu computador. Consulte a página Instale deste site, caso necessite instalar a Leitora.

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Quais os Sistemas Operacionais Compatíveis?

O CRM Digital pode ser utilizado nos sistemas operacionais:

  • Windows XP, 7 ou Vista;
  • Windows 8 – 32 Bits;
  • Windows 8 – 64 Bits;
  • Mac OS (10.6 e 10.7).

Solicitação

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Quais são as etapas para adquirir um Certificado para o meu CRM Digital?

  • Solicite.
  • Efetue o pagamento.
  • Agende a apresentação da documentação - validação presencial.
  • Compareça na apresentação da documentação, com os documentos obrigatórios e Célula de Identidade Médica com chip criptográfico.
  • Emita o Certificado no CRM Digital e pronto!
2

É necessária a aquisição de um equipamento adicional para utilizar do CRM Digital?

É necessária a aquisição de uma Leitora de Cartão Criptográfico. Para solicitar, clique aqui.

3

A Leitora de Cartão Criptográfico possui garantia de fabricação?

Sim. A Leitora de Cartão Criptográfico comercializada pela Certisign possui garantia de um ano para defeito de fabricação. É importante ressaltar que a garantia não cobre defeitos provocados por mau uso do equipamento.

4

Quais são os documentos necessários para adquirir o Certificado para o CRM Digital?

Clique aqui e conheça a documentação necessária.

5

Quais são os próximos passos após a solicitação do Certificado para o CRM Digital?

Após solicitar o Certificado para o CRM Digital, efetue o pagamento e agende a apresentação da documentação. Existem três maneiras de realizar a apresentação da documentação:

  1. em um dos mais de 2.200 Pontos de Atendimento – serviço incluso no preço de aquisição do Certificado Digital;
  2. onde você desejar - serviço com preço sob consulta e sujeito a disponibilidade;
  3. onde você desejar em grupo - preço especial com desconto gradual de acordo com o número de clientes agendados. Entre em contato: 11 3546-3702 | comercial@certisign.com.br.
6

Preciso da 2ª via do boleto de compra, como faço?

Para retirar a 2ª via do boleto, será necessário inserir os dados cadastrados no momento da compra do Certificado para o CRM Digital.

Pagamento

1

Quais são as formas de pagamento disponíveis para a aquisição do Certificado para o CRM Digital?

O pagamento pode ser efetuado por meio de boleto bancário ou cartão de crédito.

2

O pagamento pode ser parcelado?

Sim, mas somente no cartão de crédito em até 3 (três) vezes.

3

Qual é o próximo passo após o pagamento?

O próximo passo é agendar a apresentação dos documentos (validação presencial). Existem três maneiras de realizar essa etapa.

  1. em um dos mais de 2.200 Pontos de Atendimento - serviço incluso no preço de aquisição do Certificado Digital;
  2. onde você desejar – serviço com preço sob consulta e sujeito a disponibilidade;
  3. onde você desejar em grupo - preço especial com desconto gradual de acordo com o número de clientes agendados. Entre em contato: 11 3546-3702 | comercial@certisign.com.br.
4

Preciso da 2ª via do boleto de compra, como faço?

Para retirar a 2ª via do boleto, será necessário inserir os dados cadastrados no momento da compra do Certificado para o CRM Digital.

Agendamento e Apresentação dos Documentos

1

O que é validação presencial?

Validação presencial é o momento em que o titular solicitante do Certificado para o CRM Digital apresenta os documentos para a conferência de dados.

2

Quais são os documentos necessários para adquirir o Certificado para o CRM Digital?

Clique aqui e conheça a documentação necessária.

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É possível utilizar um comprovante de residência em nome de uma pessoa da minha família?

Não. Durante a apresentação de documentos (validação presencial) ficará documentada a autenticidade das informações fornecidas durante a solicitação do Certificado Digital. Inclusive, o endereço do responsável.

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Por que é necessário agendar a apresentação dos documentos (validação presencial)?

O agendamento é importante para evitar filas e agilizar o atendimento.

5

Poderei comparecer à apresentação dos documentos (validação presencial) sem ter agendado?

Não. Por questões de qualidade, é necessário o agendamento prévio, conforme explicado na questão anterior.

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Onde eu posso agendar a apresentação da documentação?

Acesse www.portalcfm.com.br/agende.

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Quando devo agendar a apresentação da documentação?

Recomendamos que o agendamento seja realizado, no mínimo, um dia útil antes da data desejada. Em caso de pagamento via boleto bancário é necessário aguardar 2 (dois) dias úteis para o agendamento. Esse é o período que o banco utiliza para confirmar o pagamento para a Certisign.

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Em caso de cancelamento ou remarcação da apresentação da documentação, qual é o procedimento adequado?

Recomendamos que o agendamento seja cancelado ou remarcado, no mínimo, 30 minutos antes do horário marcado.

Renovação

Atenção: O sistema Mac OS não é compatível com o sistema de renovação. Se este é o seu sistema operacional, você deve plugar o seu CRM Digital com Certificado Digital em um computador com sistema operacional Windows para solicitar a renovação. Caso não seja possível, compareça a um Ponto de Atendimento ou a Certisign vai até você para a validação presencial onde preferir.

Para realizar a renovação do Certificado do seu CRM Digital em nosso site é necessário que você utilize um dos seguintes navegadores: IE7, IE8, IE9, IE10, Chrome, Firefox e Safari.

1

Qual é o período de vigência do Certificado do meu CRM Digital?

O Certificado do seu CRM Digital tem validade de três anos. Por questões de segurança, esse é um prazo comum entre Certificados Digitais. Esse período compreende um intervalo de tempo em que a tecnologia atual dificilmente será substituída por uma nova, não colocando em risco a segurança do sistema.

2

É necessário renovar o Certificado do meu CRM Digital? Se sim, como?

Sim. O Certificado Digital é um documento de identificação e possui prazo de validade, assim como a Carteira de Habilitação, por exemplo. Ao encerrar o prazo de validade, o Certificado do seu CRM Digital perde totalmente a funcionalidade. Para renovar, www.portalcfm.com.br/renove.

3

Posso alterar os dados do Certificado do meu CRM quando for renová-lo?

Somente o e-mail. A alteração dos demais dados do Certificado do seu CRM Digital não é permitida. Caso algum dado tenha seja alterado, será necessária a emissão de um novo Certificado para o seu CRM Digital.

4

Para que serve a senha cadastrada durante o processo de renovação?

Essa senha é necessária para emissão do Certificado renovado.

5

Estou tentando fazer minha renovação e aparece o erro 604 durante o processo, o que devo fazer?

Este erro é causado porque já existe um pedido de renovação com o pagamento em aberto. Para ter acesso à segunda via do boleto, clique aqui.

Caso não consiga gerar o boleto, entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: sac@certisign.com.br.

Revogação

1

O que significa "revogar um Certificado Digital"?

Revogação é o ato de anular a validade jurídica de um Certificado Digital.

2

Após a revogação, um documento pode ser assinado com validade jurídica por meio do Certificado?

Não. Os documentos assinados digitalmente após a revogação do Certificado Digital não possuem validade jurídica.

3

Quem pode revogar um Certificado Digital?

Somente o titular do Certificado Digital pode efetuar a revogação.

4

Quais são as formas de revogação disponíveis?

A revogação do Certificado Digital pode ser feita de duas formas:

Internet - utilizando a senha de revogação recebida por e-mail após a emissão do Certificado Digital. Caso necessário, clique aqui.

Pessoalmente - dirija-se a um dos Pontos de Atendimento Certisign, munido de um documento de identidade, informando:

  • CPF e RG;
  • O(s) motivo(s) da revogação requerida.

Assinatura Digital

1

O que é assinatura digital?

É um instrumento que permite conferir o autor e a integridade do documento eletrônico. Ele garante que o documento não sofreu nenhuma modificação depois de ter sido assinado digitalmente.

2

O que acontece se o documento eletrônico for alterado após ter sido assinado digitalmente?

Como a assinatura digital é calculada a partir do documento assinado, se o documento sofrer qualquer modificação, por menor que seja, será detectada pelo computador. Assim, o documento e a assinatura digital perderão o vínculo. Ou seja: o documento eletrônico perderá o valor probatório.

3

É correto afirmar que cada pessoa pode ter uma assinatura digital?

Não. Cada pessoa pode ter o seu próprio Certificado Digital e com ele produzir assinaturas digitais. A assinatura digital é gerada pelo computador a partir da relação entre Certificado Digital e o documento, por isso a assinatura digital de uma pessoa será diferente para cada arquivo assinado.

A assinatura digital apontada pela máquina é única e não pode ser "copiada" para outro documento eletrônico.

4

Assinatura digital é o mesmo que a digitalização de uma assinatura manuscrita?

Não. A digitalização de uma assinatura manuscrita é uma mera imagem e poderia ser facilmente copiada para outros documentos, portanto não tem nenhuma validade jurídica como meio de comprovação de autoria de um documento.

Já a assinatura digital é resultado de uma operação matemática e não pode ser transferida. Cada assinatura digital é única e exclusiva para aquele documento assinado.

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Como é conferida uma assinatura digital?

A conferência de uma assinatura digital somente pode ser realizada com o uso da chave pública correspondente. Por ser de conhecimento geral, qualquer pessoa pode obtê-la e, utilizando um computador, verificar se a assinatura de um documento foi produzida com a chave privada correspondente.

6

Quais são as medidas de segurança que devem ser observadas ao utilizar assinaturas digitais?

O Certificado Digital é um documento eletrônico que identifica o titular. Ao utilizá-lo é gerada uma assinatura digital com validade jurídica. Por isso, não confie a guarda e nem empreste o seu CRM Digital ou suas senhas a terceiros, pois a sua assinatura digital possui a mesma validade legal que a sua assinatura manuscrita. É importante mencionar que não há meios técnicos de distinguir assinaturas digitais geradas por você ou terceiros.

Contratos e Termos

1

O que é Termo de Titularidade?

É o instrumento de contratação, o qual o titular do Certificado Digital adere às normas e práticas da ICP-Brasil.

2

É necessário preencher o Termo de Titularidade?

Não. O Termo de Titularidade será exibido ao final do pedido, já com os dados preenchidos.

3

É possível assinar o Termo de Titularidade antes da validação presencial?

Não. O Termo de Titularidade deverá ser assinado obrigatoriamente no ato da validação presencial.

4

Eu posso reimprimir termo de titularidade?

O Termo de Titularidade será reimpresso no instante da validação presencial.